Ensaios, séries e viagens fotográficas
Body IN Tradition: Ondekoza

​​
A valorização do corpo é uma das questões contemporâneas mais marcantes nas culturas capitalistas. Não é raro ver os esforços que as pessoas empreendem para ter corpos dentro daquilo que é considerável aceitável e aprazível dentro dos conceitos atuais de beleza. São horas em academias de ginástica e fortunas em cirurgias plásticas para ter o 'corpo perfeito'. Fora desse universo do consumo, existem formas de construção do corpo através de atividades tradicionais. É este universo que eu estou buscando através desta série 'Body In Tradition'.

 

O primeiro ensaio foi realizado durante uma performance do Ondekoza, o mais antigo grupo musical de tambores japoneses em atividade no Japão. 

Onidaiko

​​

 

Um dos mais interessantes elementos da cultura da ilha de Sado, o Onidaiko é um ritual que conjuga o toque do tambor japonês com a chamada 'dança dos leões'. 

 

No final do inverno, grupos de onidaiko ligados à santuários xintoístas visitam cada casa da comunidade. O grupo é composto atores que interpretam os oni e os shishi e tocadores de tambor que se revesam nas apresentações. 

 

Os oni são entidades mitológicas humanóides que ora representam um mal a ser combatido, ora são visto como protetoras. Já os shishi são animais mitológicos conhecidos como guardiães de templos e santuários. Na representação do Onidaiko, o oni e os shishi travam uma luta sem vencedor definido na porta das residências de cada morador da comunidade ao som do toque do tambor.

 

Para este ensaio, acompanhei a jornada de um grupo da região central da ilha de Sado. Foram 20 horas de uma jornada que terminou após a visita a cerca de 400 residências.

Fotografia

DUDU TSUDA IN JAPAN

​​

Imagens de bastidores e de um dos concertos do artista Dudu Tsuda no Japão. Tsuda é um dos mais reconhecidos sound artists do Brasil. Seu trabalho vai da música pop até o experimental, passando por instalações sonoras e produção musical.

 

No início de 2014, o artista esteve como residente no Tokyo Wonder Site, uma das mais prestigiadas instituições de arte da Ásia. Entre as atividades de pesquisa, Tsuda se apresentou em diversas ocasiões acompanhado de músicos locais.

 

​Na apresentação retratada neste ensaio, o brasileiro dividiu o palco com a cantora Maki Nomiya (ex-Pizzicato Five), o duo Ryosuke Itoh & Shiho e o instrumentista Edouard Rose.

11965224525_e270101366_o.jpg